A maior, o mais distante, a mais pesada, o mais luminoso… etc…

Cientistas descobrem possível estrela mais ‘fria’ conhecida

Temperatura no astro CFBDSIR 1458 10B é de apenas 100 graus Celsius.
Anã marrom está a 75 anos-luz de distância do Sistema Solar.

Do G1, em São Paulo

Pesquisadores do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) detectaram uma anã-marrom – uma espécie de estrela “fracassada”, incapaz de fazer reações nucleares para brilhar, mas grande demais para ser um planeta – a 75 anos-luz de distância do Sistema Solar, que foi considerada como a estrela mais fria já descoberta.

A temperatura do astro seria de apenas 100 graus Celsius – quente como a água quando começa a ferver. A estrela se chama CFBDSIR 1458 10B. Ela está na companhia de outra estrela com nome estranho: CFBDSIR 1458 10A. Ambas têm um tamanho parecido com o de Júpiter.

Anã-marrom fria 1 (Foto: ESO)Concepção artística da anã marrom (à direita), com apenas 100 graus Celsius de temperatura (Crédito: ESO)

Segundo os especialistas, é provável que a anã-marrom tenha características diferentes das outras por ser tão fria. Para Michael Liu, do Instituto de Astronomia da Universidade do Havaí, é possível que o astro tenha até uma atmosfera com nuvens de água.

A descoberta foi feita por meio de observações com o Very Large Telescope (Telescópio Muito Grande, em tradução livre), localizado no Chile, e com outros dois instrumentos ópticos no Havaí. Estudos posteriores, se conduzidos durante uma década inteira, podem levar à medição da massa de CFBDSIR 1458 10B, segundo Liu e seus colegas. Os dados sobre a pesquisa foram divulgados na revista científica “Astrophysical Journal”.

Recentemente outro instrumento usado para detectar astros “frios”, o Telescópio Espacial Spitzer, encontrou outras duas candidatas a anã-marroms mais frias, mas a temperatura nesses astros não pode ser medida com precisão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: